Maíra Leal
Maíra Leal é formada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição, onde desenvolveu a pesquisa: A imagem da Pessoa Comum: sobre os filmes de Ponto de Cultura do Rio Grande do Norte. A pesquisa culminou na publicação do livro de mesmo título em 2014, que discute a relação entre a apropriação dos meios de produção e a realização de filmes. A partir de 2018, Maíra ingressou no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/UFRN onde desenvolve a pesquisa Uma Passagem Benjaminiana, que trata da ressemantização do livro das Passagen-Werk de Walter Benjamin no contexto brasileiro a partir da sua tradução de 2006 no Brasil.
No biênio de 2019/2020 Maíra realizou um doutorado sanduíche para realizar parte da sua pesquisa Universidade de Münster na Alemanha, pelo programa CAPES/PrINT focando seu trabalho no desenvolvimento cultural como um dos pilares para o desenvolvimento sustentável.
Paralelamente à carreira acadêmica, Maíra esteve envolvida por mais de uma década, entre 2003-2016 no Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra que mais tarde se tornou Ponto de Cultura Sons da Vila – uma ONG ligada à cultura popular e ao acesso à cultura que atuava na Vila de Ponta Negra em Natal-RN. Nessa experiência, participou de oficinas de formação em mídia livre, coordenou por mais de 2 anos um cineclube que oferecia exibições semanais de filmes na comunidade e onde também participou de oficinas de produção de vídeo.
Por intermédio de seu trabalho no Centro de Cultura, Maíra se envolveu em projetos premiados como Cruzada da Literatura e do Livro, ganhador do Prêmio de Circulação Literária da Funarte, e A Vila de Ponta Negra e as Façanhas do Bem – Ganhador do prêmio Ponto de Memória – PNUD/MINC, além de produzir o Tem Coco na Vila, show de música popular, mensalmentente, entre 2007 e 2009.
Além dos interesses profissionais acima citados, Maíra desenvolve também projetos pessoais em outras áreas como cinema, cultura, escrita, artes plásticas e especialmente encadernação de cadernos e livros.
Esse vasto campo de interesses levaram a criação de diversos projetos no biênio 2020/2021. Entre os projetos, alguns ganhadores de prêmios da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte e FUNCARTE, Secretaria de Cultura da Cidade de Natal/RN. Para saber mais sobre os projetos e outras informações basta clicar na aba Projetos.